Blog Calça Thai - Estilo, moda, novidades e notícias do universo Thai – tagged "Site sustentavel"

Calça Thai

Mais sobre Comércio Justo: porque seus 10 princípios importam!

Já falamos bastante sobre Comércio Justo por aqui e até já explicamos as diferenças entre multinacionais e empresas de comércio justo por meio desse comparativo. Basicamente, o movimento do Comércio Justo luta por empresas mais sustentáveis e humanas, tratando com dignidade e justiça todos aqueles envolvidos na sua cadeia, além de levar em consideração práticas que não prejudicam o meio ambiente. Essa é uma alternativa para equilibrar os três grandes pilares que envolvem qualquer empreendimento: econômico, social e ambiental, já que em grande parte dos casos as empresas priorizam pelo primeiro.

Ainda que muitas organizações aplicam o Comércio Justo em sua modelagem de negócio e na sua estrutura empresarial sem necessariamente serem certificadas como um empresa de Comércio Justo, como é o caso da Calça Thai, existe uma organização que toma frente do movimento em âmbito mundial: é a World Fair Trade Organization (WFTO), ou Organização Mundial do Comércio Justo.

Selo Fair Trade

Em fevereiro de 2016, a WFTO lançou um selo de certificação, o primeiro dentro do universo do Comércio Justo. Para alcançar o selo, além de se inserir em diversas diretrizes e cumprir diversas regras que garantem que as empresas estejam totalmente comprometidas com a produção sustentável em toda sua cadeia, há também taxas a serem pagas para de fato ser considerado parte das organizações certificadas.

Ainda que, como falamos anteriormente, muitas empresas não tenham sido certificadas pela WFTO, os princípios propostos por Organização Mundial do Comércio Justo são utilizados como base para práticas de Comércio Justo em todas as outras organizações que desejam seguir essa linha de atuação. Os princípios funcionam como filosofias para que as diretrizes práticas sejam alcançadas. Por isso, resolvemos falar um pouco mais sobre o universo do Comércio Justo e os 10 princípios universais que guiam as empresas e que, aos poucos, outros empreendimentos vão se adaptando e tornando suas cadeias de produção mais conscientes. Em todos eles, relacionamos também políticas dentro da Calça Thai que vão ao encontro de um comércio mais consciente.

Moda consciente

 

1. Oportunidades para agricultores economicamente desfavorecidos:

Organizações que apoiam produtores marginalizados, negócios familiares, independentes ou cooperativas. Esse princípio permite que a instabilidade econômica seja contornada e que os produtores busquem sua autossuficiência.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Trabalhamos com uma política de custos abertos, ou seja, é possível entender exatamente qual é a composição de custo de um produto Calça Thai.

Custos abertos

 

2. Transparência e responsabilidade

Comprometimento da organização em ser claro e transparente em relação à gestão e às suas relações comerciais, seja com produtores, seja com sócios, respeitando a confidencialidade de informações quando cabível.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Trabalha com produtores locais de vilarejos do norte da Tailândia, melhorando sua renda mensal, sempre garantindo que eles não se endividem por conta das produções para a Calça Thai.

 

3. Práticas de negociação justas

É a garantia de que os fornecedores e produtores da cadeia sejam tratados garantindo seu bem estar econômico, social e ambiental, de forma que não se use da exploração da cadeia para maximizar lucros do negócio. Os contratos devem ser respeitados por ambas as partes - negócio e fornecedores -, e acordados previamente de acordo com as necessidades dos fornecedores.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Além de cumprir com seus contratos, a Calça Thai paga os designers e os produtores antecipadamente para garantir que eles não se endividem comprando materiais ou outras matérias primas.

 

4. Pagamento de um preço justo

Mas o que é um preço justo? É um preço acordado anteriormente entre os produtores e o negócio, que faça sentido para o contexto local e permita que o trabalho seja remunerado de forma digna. Além disso, é essencial não haver diferença entre sexos e que homens e mulheres recebam as mesmas quantias por trabalhos iguais.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Garantimos a igualdade entre homens e mulheres, tanto em salário quanto em oportunidades de acesso ao trabalho e à promoção, e pagamos salários ainda maiores que a média nacional, bem aceito pelos produtores.

 

5. Sem trabalho infantil nem trabalho forçado

Assegurar que não há trabalho infantil, escravo ou forçado entre sua cadeia de produção e nenhum dos membros que participam do negócio.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Pelo contato próximo com nossos produtores, garantimos que em hipótese alguma menores de 18 anos ou trabalhadores forçados estejam envolvidos nas atividades referentes à produção de produtos para a Calça Thai

 

6. Não à discriminação e sim à igualdade de gênero e empoderamento feminino

Garantia de que a organização não permita nenhuma discriminação por conta de gênero, classe social, raça, religião, orientação sexual, política, idade ou HIV. Dar oportunidades iguais para qualquer pessoa sem discriminações.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Como dissemos anteriormente, as oportunidades dentro da Calça Thai são as mesmas para homens e mulheres e nenhum tipo de discriminação é permitido.

 

 

7. Boas condições de trabalho

Oferecer um ambiente de trabalho limpo, seguro e saudável para os colaboradores e produtores. Buscam entender as condições de saúde e segurança dos ambientes de trabalho e melhorá-las. 

O que a Calça Thai faz a respeito?

Estimulamos que os produtores trabalhem o mais perto possível de suas casas, facilitando o contato com um ambiente saudável e familiar.

 

8. Desenvolvimento de capacitação profissional

Promover atividades que auxiliam os produtores a melhorarem suas habilidades profissionais de gestão, capacidade de produção e acesso a mercados. 

O que a Calça Thai faz a respeito?

Trabalhamos próximos dos produtores e estimulando que técnicas tradicionais sejam utilizadas nas confecções de nossos produtos, valorizando habilidades. 

 

9. Promoção do Movimento de Comércio Justo

Além de fazer, o nono princípio se refere a gerar diálogo sobre o Comércio Justo, apoiando outras organizações que seguem a mesma linha e falando sobre Comércio Justo, suas filosofias e benefícios em sua comunicação.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Sempre fazemos o possível para trazer em pauta a importância do consumo mais consciente, seja falando especificamente de Comércio Justo, seja de outros conceitos que orbitam esse movimento: movimento Slow Fashion, moda vegana, e-commerces conscientes e outros.

 

10. Respeito ao meio ambiente

Maximizar o uso de matérias primas sustentáveis, vindas do comércio local; reduzir o consumo de energia; minimizar o impacto negativo de suas ações no meio ambiente, sempre que possível. 

O que a Calça Thai faz a respeito?

Além de utilizarmos a maior quantidade possível de matéria prima local e vegana, ou seja, que não veio de origem animal, também temos o selo Site Sustentável, que garante que todo o consumo de gás carbônico do nosso site seja compensado pelo plantio de árvores na Mata Atlântica.

-----

Comercio justo

Esperamos que os 10 princípios do Comércio Justo tenha feito você pensar ainda mais sobre seu consumo e as marcas com que se relaciona diariamente. Por aqui, continuamos pensando e tentando evoluir sempre!

Loja Calça Thai


Neutralização da emissão de CO2 do nosso site: entenda como e porque

A Calça Thai busca evoluir constantemente: seus recursos, suas técnicas, seus produtos, seu ambiente organizacional e, principalmente, as táticas para criar impacto positivo no mundo. Trilhando esse conceito, nossa mais recente iniciativa diz respeito à emissão de gás carbônico que nosso site gera: auxiliar a compensação da emissão desse gás por meio do plantio de árvores.

Recentemente firmamos uma parceria que nos dá o selo de Site Sustentável. Isso significa que plantaremos árvores na Mata Atlântica a fim de neutralizar a quantidade de CO2 que nosso site libera para se manter online. Desde 2011, outros sites que receberam o Selo Sustentável já plantaram mais de 50 mil árvores em áreas de Preservação Permanente. No nosso caso, 5 árvores serão plantadas neutralizando 75 kg de CO2.

Calça Thai e Site sutentavel

Mas porque neutralizar CO2 se ele é um composto essencial para nossa sobrevivência na Terra? De fato, ele é um dos principais gases necessários para que plantas realizem fotossíntese e assim transformem energia solar em energia química. Esse processo permite que toda a teia alimentar se mantenha viva por meio da transferência dessa energia química a todos os seres. Ao mesmo tempo que ele é absorvido por diversos organismos, ele também é liberado por muitos outros pelo processo da respiração - isso permite que o ciclo nunca se feche.

Entretanto, se produzido em excesso, o gás carbônico tem efeitos prejudiciais, tanto à natureza, quanto aos seres humanos e outros organismos. Além da respiração, ele também é liberado mediante à queima de combustíveis fósseis, que acontece em âmbito industrial e também por conta de processos ambientais, como desmatamento e queimadas. A partir da revolução industrial no século XVII e as alterações do manejo da terra pelos humanos, a concentração de CO2 na atmosfera aumentou abruptamente: dados falam em 44% de incremento.

Gas Carbonico CO2

A principal implicação desse crescimento é a variação da temperatura média do planeta. Isso ocorre porque a atmosfera aumenta sua capacidade de reter calor, de modo que as temperaturas subam. Estudos indicam que o conhecido Aquecimento Global tem relação íntima com o incremento da emissão de gás carbônico. Além disso, o aumento de CO2 também torna a água de oceanos mais ácidas, modificando a estrutura química da água e interferindo na vida das espécies marinhas.

A neutralização de carbono por meio do plantio de árvores, embora não seja a prática definitiva para a solução da emissão excessiva desse gás, é um caminho para proteger e recuperar áreas verdes. Esse é um passo fundamental para que as mudanças climáticas sejam controladas, justamente porque o desmatamento é um dos grandes responsáveis pela emissão de CO2. É importante considerar que essa medida é adicional, ou seja, ela não substitui a emissão desenfreada de gás carbônico, mas ela auxilia o processo de recuperação de florestas e consequentemente do equilíbrio da temperatura média global.

Plantio Mata Atlantico

Aqui no Calça Thai buscamos aplicar a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, vendo-a como a essência das nossas relações, dos materiais que utilizamos e da maneira como produzimos. Por meio do plantio de árvores na Mata Atlântica, queremos não apenas auxiliar a neutralização de gás carbônico que o nosso site emite para estar no ar, mas também beneficiar o próprio bioma, promovendo seu reflorestamento e a biodiversidade do Brasil.

Loja Calça Thai