Blog Calça Thai - Estilo, moda, novidades e notícias do universo Thai – tagged "Nuat thai"

Calça Thai

Calça Thai Indica: Massagem Thai no Brasil!

Sempre compartilhamos com você curiosidades do nosso país e informações sobre as nossas Calças, Blusas e Bolsas; desde a forma como são criadas, passando pelas suas principais formas de uso, até como lavar e manter as peças. Daí você pode pensar: mas qual a relação entre a Massagem Tradicional Tailandesa e as Calças Thai?!

Nossas Calças, especialmente as Pescador, são populares entre terapeutas

Nossas Calças, especialmente as Pescador, são populares entre terapeutas e também entre as pessoas que recebem as massagens (Sim! Nessa prática não é necessário que haja contato com a pele). Por serem leves e totalmente ajustáveis, as Calças Pescador são muito usadas por massagistas e massoterapeutas, já que com elas, esses profissionais têm mais liberdade em seus movimentos, o que é superimportante para que realizem suas atividades da melhor forma. 

Se você não conhece, a Massagem Thai trabalha as linhas de energia presentes em nosso corpo para que físico e mente estejam alinhados, em plena sintonia. Já a Reflexologia Podal, atua como um complemento à Massagem Tradicional Tailandesa. Como no pé acredita-se que haja o mapa completo do corpo, por meio do toque em cada ponto (áreas reflexas), conseguimos nos comunicar com o organismo. Assim, a Massagem Thai auxilia não apenas no relaxamento e bem-estar, mas também em questões de saúde e serenidade mental. 

Barbara Santos Para saber mais sobre a Massagem Thai no Brasil, o Blog da Calça Thai conversou com uma das referências no assunto: Barbara Santos, professora há 6 anos da autêntica massagem tailandesa no Brasil, apaixonada pelo nosso país, pela cultura tailandesa e que mora na Tailândia desde 2014. Barbara estudou nas melhores escolas do país, como o WatPo Traditional Massage School (primeira universidade de medicina tradicional tailandesa) e ITM School (que recentemente recebeu prêmio do Reino Tailandês como melhor escola internacional de massagem tailandesa). Para compartilhar seus conhecimentos com os brasileiros, desde 2012, no NIBBANA, Barbara capacita profissionais em terapias tailandesas seguindo o mesmo método de ensino tailandês.


Barbara, como você define a Massagem Thai?
A Thai Massagem é uma terapia corporal que tem a habilidade de alongar as cadeias musculares mais importantes do corpo, combinando pressão, manipulações corporais, torções e centenas de exercícios que estimulam pontos e canais de energia vital, desenvolvidos para desbloquear a energia estagnada e promover o aumento da flexibilidade, mobilidade, e diminuir a rigidez e contrações musculares.


Barbara, e a Reflexologia Podal Thai?
A Reflexologia Podal é muito mais do que uma massagem nos pés; é uma cura natural altamente eficaz no tratamento de muitos problemas de saúde. Uma massagem nos pés promove relaxamento, mas não têm efeitos a longo prazo; porém, a reflexologia podal promove equilíbrio e bem-estar com impacto longo e duradouro.

Reflexologia Podal Thai
Você recomenda alguma vestimenta especial para terapeutas?
Os profissionais que trabalham com massagem tailandesa sabem o quanto a técnica pode ser exaustiva e causar cansaço físico. Portanto, saber escolher a peça ideal para trabalhar é essencial, pois a roupa deve permitir transpiração sem causar mau cheiro e possibilitar liberdade nos movimentos. Na Tailândia, os terapeutas geralmente vestem calça envelope pescador, que é superconfortável e traz mobilidade para quem trabalha no chão.

Para quem vai receber a Massagem Thai, há algum tipo de roupa indicada?
A pessoa que procura por massagem, muitas vezes não se preocupa com a roupa que precisa vestir para receber a terapia – o que ela tem em mente é apenas o fator relaxamento. Na Tailândia, quando vamos à um SPA ou uma clínica especializada de massagem tailandesa, recebemos um conjunto de camiseta e calça envelope, feitos de tecido leve e confortável, que proporcionam melhor aproveitamento da massagem. E o mais interessante são as calças envelope! Pois elas são tamanho único, então, independente se o cliente é de estatura alta, baixa, magrinho ou gordinho, essas calças se ajustam a qualquer um.

Barbara, o que você diria para quem ainda não conhece a Massagem Thai?
A Massagem não é apenas um simples toque corporal, vai muito além disso. Eleva a mente e relaxa o corpo em dimensões mais sutis. Não trabalhamos apenas no físico, atingimos camadas mais profundas, emocionais, que permitem que o paciente se liberte e se encontre como ser. Tudo o que fazemos é conectar a saúde mental com a física e proporcionar o equilíbrio necessário para a vida.

Se você ficou interessado em saber mais sobre a arte milenar da Thai massagem, o NIBBANA tem uma agenda de cursos que, neste ano, passará por São Paulo e Rio de Janeiro.

Loja Calça Thai

 


Desmistificando a massagem tailandesa

Quando se diz “massagem tailandesa”, o que vem à sua mente? Saiba que, embora os brasileiros tenham adotado esta denominação para algumas práticas de massagem bastante específicas, a técnica original tem uma motivação distinta e uma origem muito interessante.

Thai Yoga Massagem

A verdadeira massagem tailandesa, conhecida por nomes como nuat phaen thai, nuat phaen boran e nuat thai, foi criada pelo médico indiano Jivaka Kumar Bhacca - até hoje chamado de “pai da medicina” na Tailândia -, ainda na época de Buda. A técnica, desde a sua concepção, inclinou-se e evoluiu seguindo o conceito de que o corpo possui linhas de energia em toda a sua extensão, e que trabalhá-las é necessário para harmonizar o físico e o espiritual de uma pessoa.

A ideia acima mencionada está diretamente relacionada aos conceitos da Yoga - como a Índia e a Tailândia são velhas conhecidas, este fato não é surpreendente. A filosofia da Yoga acredita que a energia vital, chamada de Prana, é absorvida através daquilo que ingerimos e do ar que absorvemos e que se espalha pelo corpo por meio de linhas de energia.

Thai Massagem Antiga

A massagem tailandesa, neste ínterim, utiliza-se de dez linhas específicas - as quais se encontram em pontos do corpo também utilizados pela acupuntura. Ao pressionar certas áreas e permitir que a energia flua, o massagista consegue tratar uma série de enfermidades e abrandar a dor de seu paciente. Isto é possível porque, de acordo com a filosofia milenar da Yoga, as doenças surgem por bloqueios energéticos e dificuldades na manutenção da movimentação do Prana.

Alguns procedimentos feitos pelos massagistas incluem estímulos feitos com as mãos e com os pés e é normal que uma sessão de massagem, quando feita por profissionais qualificados, dure duas horas ou mais. Durante este tempo, o paciente terá suas juntas estaladas, suas costas às vezes pisoteadas (tudo com muita segurança e conhecimento de causa, é claro) e será colocado em diversas posições.

 Thai Massagem

O tratamento original não utiliza loções ou óleos e, ao contrário de crenças erroneamente difundidas, tampouco exige que o receptor da massagem esteja nu ou pouco vestido. É importante, na verdade, que ele esteja com roupas largas e confortáveis. Há, de fato, muito contato físico entre o massagista e o paciente, mas não há estímulos que ofendam a modéstia: o que ocorre são compressões, torções e alongamentos.

É impossível, ao analisar a origem e a motivação da massagem tailandesa, desvencilhá-la de uma prática religiosa. Ao tratar das dores do próximo, o massagista pratica a caridade e o amor ao semelhante - ensinamentos largamente difundidos por Buda, e levados à risca pela população tailandesa (como já comentamos por aqui, o budismo é a religião predominante no país). Ainda hoje, diversos profissionais iniciam o tratamento de seus pacientes com uma prece, chamada de Puja, para esvaziarem a mente de influências desnecessárias e conseguirem concentrar a sua atenção na cura que estão prestes a realizar. Este trabalho, como se vê, é quase uma missão espiritual: de acordo com a crença em vigor, somente um massagista concentrado e dedicado, imerso em um estado meditativo, conseguirá perceber os pontos que necessitam de mais estímulo e fazer com que o Prana volte a circular da maneira correta.

Massagem Tailandesa

A Tailândia não cansa de nos surpreender com suas particularidades e filosofia, não é mesmo? Se você está apaixonado pela cultura tailandesa, traga-a mais para perto de você: a Calça Thai dedica-se a traduzir as belezas e a elevação espiritual da Tailândia em suas peças, trazendo às terras tupiniquins um pouco da magia que se esconde no Oriente. Para saber mais sobre as nossas coleções e descobrir o que preparamos para você, acompanhe-nos no Facebook: https://www.facebook.com/calcathai.

 

Loja Calça Thai