Blog Calça Thai - Estilo, moda, novidades e notícias do universo Thai – tagged "estilo de vida"

Calça Thai

Hippie ou Boho? A gente explica

Por serem parecidos e contemporâneos, os estilos Hippie e Boho podem ser facilmente confundidos. No entanto, eles são bastante distintos se olharmos de perto algumas questões, como as origens desses estilos e suas principais características.

Para que as particularidades de cada um se tornem claras, neste post, vamos falar um pouco sobre história, quem veste esses estilos, entre outras curiosidades. Assim, fica mais fácil entender as diferenças entre o Hippie e o Boho! Confira.

Estilo Hippie

Hippies no surgimento do movimento na década de 60

Origens
Enquanto o estilo Hippie surgiu nos Estados Unidos no final da década de 60 e tinha como principal mote a liberdade, a paz e o amor, o Boho (ou Bohemian) ainda estava para nascer em outro continente. Na Europa, esse estilo teve forte inspiração dos boêmios da década de 20 e, em 70, o movimento que unia moda e arte ganhou as ruas de Londres.

Muito além das roupas, os hippies defendiam um estilo de vida diferente do que era almejado na época. Seus seguidores estavam indo na contramão da cultura corporativa, dos valores conservadores e dos padrões estabelecidos pela sociedade. Para eles, a harmonia e a unidade eram mais importantes e esses atributos se refletiam no que vestiam, representando seus valores econômicos, sociais e políticos por meio da moda.

Ao contrário do Hippie, o estilo Boho não tem as mesmas motivações, apesar de também inspirar um estilo de vida. Basicamente, as razões para o seu surgimento são culturais e estéticas, em que as roupas representariam um estado de espírito. Segundo definição do dicionário, boêmio é uma pessoa que leva a vida de um jeito despreocupado; que tem hábitos sociais informais e não convencionais, como um artista, músico ou escritor, por exemplo.

Estilo BohoEstilo Boho durante a década de 70

Quem veste e como veste 
Por ter gênero fluido, o estilo Hippie é bem democrático, vestindo homens e mulheres de forma igual. Para eles, as palavras de ordem são: praticidade e conforto. Imaginando uma pessoa que siga esse estilo, as peças escolhidas poderiam ser: jeans surrados, cordões de contas, sandálias... ah, as cores vibrantes também não podiam faltar.

Já o Boho é usado essencialmente por mulheres, defendendo a feminilidade do visual e até mesmo um ar mais romântico. Se pudéssemos imaginar a pessoa que adotaria o estilo Boho, possivelmente ela seria uma mulher independente, que foge dos padrões, de espírito livre e que adora viver a vida com roupas de visual descontraído, feitas com tecidos leves e naturais, além de acessórios com a mesma vibe.

Hippie-Chic e Boho-Chic
Se o Hippie é despreocupado e o Boho elegante, as versões ‘Chic’ dos dois estilos são mais elaboradas e trazem elementos mais específicos para as composições. Essa ‘repaginada’ se tornou popular logo no início dos anos 2000.

O Hippie-Chic traz cores mais sóbrias, menos vibrantes, em estampas étnicas e florais. Já o Boho-Chic se propõe a unir o moderno e o antigo, fazendo um mix entre épocas com o desafio de se manter leve e arejado.

Hippie-Chic X Boho-Chic

As coleções da Calça Thai têm uma forte pegada hippie-boho

Cada vez mais vemos pessoas interessadas pelos estilos Hippie e Boho. Alguns podem acreditar que essa seja uma onda passageira, como uma tendência, mas moda vai muito além de roupas que ficam em alta ou caem em desuso. Também é possível pensar que exista algo mais relevante por trás da aparência, como uma mudança de mentalidade em que as pessoas desejam vestir algo para elas mesmas e que as lembrem do que realmente importa.

Assim, podemos dizer que hoje em dia, quem usa esses estilos busca mais do que uma peça de roupa bonita e diferente; busca vestir uma nova maneira de se conectar com a natureza, com as pessoas e com o mundo!

Se você já usa os produtos Calça Thai com esses estilos no seu dia a dia, nos conte nos comentários! Ou, se você resolveu adotar o Hippie e o Boho depois de ler esse post, compartilhe com a gente também!


5 motivos para que você troque sua legging por uma Calça Thai agora mesmo!

Muito além de uma atividade física comum, o yoga é um processo de autoconhecimento. Em cada movimento você tem uma oportunidade única de se conectar com o seu corpo e com o seu interior, de forma plena.

O yoga estimula nossa concentração, nossa flexibilidade, e vestir a roupa ideal acaba sendo um diferencial para que você viva essa experiência integralmente.
Pensando nisso, fizemos uma lista com 5 razões para que você troque aquela legging de academia por uma de nossas Calças indicadas para a prática de yoga. Vamos lá?!

Calça Thai para Yoga

1. As Calça Thai são mais respiráveis em comparação às leggings
Grande parte das calças leggings são feitas com tecidos 100% fibra sintética, como é o caso da Lycra (já te contamos isso nesse outro post sobre Tecidos Veganos). Por outro lado, as Calças Thai são feitas a partir de tecidos totalmente naturais (algodão e algodão rayon).
Por essa característica, as Calça Thai acabam sendo mais “respiráveis” do que as leggings; ou seja, sua pele pode ‘respirar’, através do tecido, permitindo que o vapor de suor gerado pelo corpo saia por ele! Esse atributo também traz melhor sensação térmica, importante quando estamos em um lugar mais quente, ou em estações como o verão.

2. Ao praticar yoga, você não precisa mostrar cada centímetro do seu corpo para todos na sala!
Como dissemos lá no comecinho, o yoga é muito mais do que apenas uma atividade física e muitos iogues dão uma dica simples de ser seguida: escolha uma roupa que abrace o seu corpo, e que te faça esquecer dela durante a prática. Pensando nisso, as leggings deixariam de ser uma opção, já que ao invés de envolver o corpo elas acabaram apertando pela modelagem e pelo tecido.
Em contrapartida, as Calças Thai para yoga são desenhadas para que você se sinta bem, aconchegado e preparado para a prática. Os modelos ainda contam com elástico nos tornozelos e na cintura para que cada movimento seja feito com segurança e conforto. Além disso, ao escolher a sua favorita e usar sempre que for iniciar a prática, desde a preparação você fará uma associação mental favorável aos exercícios!

Calças Tailandesas são ainda mais confortáveis


3. As Calças Thai são biodegradáveis ao contrário da Lycra
Como comentamos na primeira razão listada, enquanto as leggings são feitas em tecidos de fibra sintética, as Calças Thai são totalmente naturais. E quando pensamos em moda sustentável, essa característica faz toda a diferença.
Normalmente, ao escolher uma peça de roupa, as pessoas levam em consideração o modelo, o preço e a marca. Entretanto, há muitos outros aspectos importantes que devem ser ponderados, como por exemplo: Esse tecido é biodegradável? Qual será o impacto desse material no meio ambiente quando eu não quiser mais vestir essa peça?
Ao escolher vestir roupas biodegradáveis você faz a sua parte no combate ao descarte de resíduos têxteis, que quando contam com fibras sintéticas, tornam sua decomposição ainda mais lenta e sua reciclagem, mais difícil. Então, vestindo uma peça 100% algodão ou algodão rayon, você também veste uma moda mais consciente!

4. Você também pode usar sua Calça Thai como uma peça estilo boho
Se com a legging o uso fica restrito à academia ou à uma caminhada pelo parque, as Calças Thai para yoga são mais versáteis. Mesmo as mais básicas seguem uma pegada hippie-boho. Então, para você dar uma cara totalmente diferente à sua calça, basta escolher como compor!
Se você não conhece, o boho (ou hippie-boho ou hippie-chic) tem como conceito um estilo mais livre e nômade. Essa característica está fortemente presente nos tecidos dessas peças (leves e fluidos) assim como nos detalhes (estampas e bordados).
Por ser básico e democrático, o look boho pode ser usado no dia a dia com blusas lisas, mas também pode ser adaptado para ocasiões mais especiais, como um encontro com os amigos, um barzinho no fim da tarde e até aquele festival tão esperado. Basta acrescentar acessórios tribais, colares de madeira e um calçado bacana!

Calça Thai para Yoga


5. Leggings são superconfortáveis, mas as Calças Tailandesas são ainda mais!
Ok. As leggings são ‘molinhas’, a gente sabe... mas não tem como uma peça que fica totalmente agarrada à pele ser 100% confortável. Ela vai acabar esquentando, ou apertando onde não deveria. Roupa super comfy é aquela que você esquece que está vestindo. Quem concorda? E essa é a avaliação de diversos Clientes das Calças Thai. Por serem feitas em tecido leve, com corte mais soltinho, não tem como não se sentir bem!

Como você viu, aposentar a legging e optar por Calças Thai para a prática do Yoga vai muito além do conforto. Para te ajudar a escolher a calça ideal para o seu tipo físico e para as finalidades que deseja, nós criamos uma tabela com todos os nossos produtos, assim você consegue tomar a sua decisão de forma assertiva em poucos minutos.

Se depois de ler esse post você topou usar a Calça Thai no yoga, conte pra gente nos comentários. E se você já as usa em sua prática, compartilhe com a gente também e namastê!


Por que não participamos da Black Friday?

Temos vários motivos pra não participar da Black Friday ou de qualquer outra onda de promoções temporárias. Eles se devem à nossa forma de trabalhar e à nossa filosofia de Comércio Justo, baseada nos 10 princípios de Comércio Justo estabelecidos pela Organização Mundial de Comércio Justo. Já falamos de alguns deles por aqui e agora vamos te explicar melhor cada um desses motivos.

A Calça Thai é uma marca com produtos que vêm direto da Tailândia. A primeira loja online que traz produtos tailandeses para o Brasil. Nos preocupamos com o meio ambiente, por isso as nossas peças são veganas, feitas com algodão ou fibra de bambu, e produzidas por artesãos locais de vilarejos do norte do país.

Nós nos preocupamos em não sermos responsáveis por trabalho infantil de menores de 18 anos, forçado ou escravo e também pagamos o mesmo salário a todos os funcionários, sejam homens ou mulheres. As oportunidades também são as mesmas pra ambos os sexos, sem discriminação.

Esta é nossa maneira de valorizar relações mais humanas em toda a cadeia de produção. Respeitando o trabalho de quem faz cada peça, estamos respeitando tradições milenares da Tailândia, imprimindo em nossas roupas as estampas e as cores discretas e também chamativas do povo tailandês. Cada parte do processo, desde a escolha dos modelos que serão vendidos até a entrega ao consumidor, são pensados com carinho e cuidado.

Black Friday costureira

Por ter esse cuidado, percebemos que os artesãos não teriam como comprar matéria-prima se não tinham dinheiro, por isso pagamos adiantado, para que eles possam adquirir o material de seu trabalho e sustento sem dívidas.

Com isso, nosso objetivo é garantir sempre uma produção sustentável com um preço justo tanto para quem produz como para quem compra as nossas peças. Sempre pra gente significa o ano inteiro e não em apenas um dia. Deu pra ver que somos diferentes da maioria das empresas. E é por tudo isso que não fazemos descontos na Black Friday.

Esses descontos poderiam acarretar em prejuízos em alguma parte do processo e acabar afetando a linha de produção justa que tanto prezamos. Não vamos correr esse risco, afinal, estaríamos indo contra os nossos valores e também contra os valores que nossos clientes confiam que praticamos.

Podem continuar confiando! Seguindo a nossa filosofia de comércio justo, nossos preços agora, no ano de 2017, são os mesmos do ano passado. Aliás, pela prática do comércio justo, nós da Calça Thai trabalhamos com a política de custos abertos, ou seja, nossos custos estão abertos aos nossos clientes.

O preço que você vê no nosso site é o preço que você vai pagar pelo produto, sem taxas escondidas. Ao fazer o pagamento, por exemplo, não há custos extras por diferentes formas de pagamento. Não estamos preocupados em sermos uma empresa gigantesca, mas sim em crescer, ainda que lentamente, de maneira completamente sustentável e constante.

A cada peça que os brasileiros compram da produção tailandesa, as duas culturas se aproximam. Os tailandeses vão aprendendo sobre o que os brasileiros gostam de acordo com os modelos e cores pedidas. E os brasileiros vão entendendo como funciona a cultura, a religião e os costumes tailandeses ao verem as cores e os desenhos estampados feitos pelos artesãos e artesãs.

artesãs cores tailândia

Queremos, assim, ver nossos clientes felizes com produtos de boa qualidade e, portanto, duradouros. Nossas roupas não saem de moda, são atemporais. Se tornam parte do seu cotidiano em diferentes estações do ano e ocasiões. Pode ser usada em uma festa, a prática de yoga ou durante a gravidez, por exemplo.  

Somos a favor do consumo sustentável em que se compra não numa determinada época do ano em que as pessoas podem ser levadas ao consumo, mas sim porque comprariam as nossas roupas ou bolsas em qualquer época do ano da mesma maneira.

Queremos que os clientes comprem conscientes de que o que vestem reflete também o que pensam, por isso vale à pena comprar pela qualidade, pelo tecido de fibra de bambu ou algodão orgânico e sustentável e pelo trabalho bem feito dos tailandeses. Com a boa produção em detrimento do volume, todo o processo fica mais simples, sem meandros, e, assim, mais justo e consciente.

calca thai modelo

Apesar disso, não se enganem achando que com isso fazemos uma crítica àquelas empresas que participam da Black Friday. De maneira nenhuma. Entendemos que empresas diferentes têm formas de produzir distintas.

Nós produzimos de acordo com os pedidos para, assim, pagarmos os trabalhadores de acordo com as vendas. Por isso não temos um grande estoque, diferente de outras empresas que preferem produzir mais em determinada época do ano e que também precisam liquidar as vendas.

Com tudo isso, queremos continuar buscando e encontrando o equilíbrio entre comércio justo e preço justo, queremos expandir a conscientização sobre como comprar de maneira mais responsável incentivando economias locais sem prejudicar o meio ambiente e poder fazer deste, um mundo melhor para se viver.

Esperamos que vocês tenham uma ótima semana!


Moda é muito mais que tendência – Conheça a Moda Atemporal

A mudança é algo constante na moda. “Tá em alta”, “tá em baixa”, saiu de moda, agora voltou. Grande parte da indústria da moda gira em torno das mudanças, tanto por conta das tendências, quanto por conta da produção, ou seja, roupas que são produzidas para durar poucas lavagens e assim em pouco tempo o consumidor comprará outra peça. Na direção contrária dessa ideia existe um outro conceito, quase um movimento, no qual nós da Calça Thai nos inserimos: a Moda Atemporal.

Sendo focada tanto em oferecer um conceito de design quanto um conceito de negócios, a Moda Atemporal inclui roupas que “não caem de moda”, independente da estação, da temporada e das tendências do momento. Em termos de design, essas peças não seguem o corte, o tecido ou a cor da vez; elas estão relacionadas a um posicionamento visual que independe do tempo. Já em termos de negócio, as roupas são mais duradouras porque a ideia é que sejam utilizadas durante o ano todo, independente da estação.

Calça Thai Clássica Branca

 O conceito de moda, por si só, já é uma descoberta que diz muito. Ele veio da França e por lá significava aparência externa, ou seja, ao nascer, o conceito de moda não era relacionado a mudanças constantes e reinvenções frequentes como fazemos hoje, e sim ao vestuário que as pessoas utilizavam e como ele transmitia uma imagem. A relação entre moda e tendência surgiu na indústria moderna e, desde então, para se falar de uma moda que independe das mudanças das estações, utilizamos o termo Moda Atemporal.

A adaptação da noção de Moda Atemporal pelos consumidores se dá por duas razões principais: prática e conceitual. Considerando o lado prático, temos empresas com processos de produção mais lentos e que não acompanham a velocidade do “fast fashion”, e também regiões em que as estações do ano não são tão bem definidas e a temperatura é semelhante durante todo o ano. Tratando-se do Brasil, ainda que nós da Calça Thai oferecemos calças em dois materiais diferentes que atendem melhor inverno e verão (algodão e rayon), sabemos que as temperaturas não se alteram drasticamente como se compararmos a um país do hemisfério norte, por exemplo.

 

Calça Thai Pena Marrom

A razão conceitual, entretanto, talvez seja a mais forte, tanto para nossos clientes quanto pra gente: é a busca pelo consumo mais responsável, onde nossas roupas não precisam ser descartadas com uma frequência tão alta, e também a lealdade a um design ou corte que existe independentemente das tendências. Essa teoria também exige muito das empresas que produzem as peças, uma vez que precisamos garantir a qualidade de uma peça duradoura e também assegurar consistência a longo prazo nos nossos produtos e na nossa produção.

Aqui na Calça Thai, acreditamos que nossos clientes não compram uma peça de roupa ou um item fashion, mas sim um conceito – que é a razão pela qual existimos e pela qual conduzimos nossa startup da maneira como o fazemos. Em termos de design, nossa identidade é trazer calças estilo tailandês, mais largas, leves e com gancho baixo, independente do modelo de calças que está em alta no momento. Mas nosso maior feito é a noção ética que nos insere no movimento “Slow Fashion”, ou moda lenta, mantendo nossa produção com os vilarejos do norte tailandês, realmente nos importando com seus meios de vida, sem nos preocupar em nos adaptar a constantes alterações temporais. Mais que pertencer a uma tendência, aqui você pertence a uma causa.


Mas veganismo não é alimentação? Descubra a Moda Vegana

Veganismo: já ouviu falar? A maioria das pessoas associam veganismo apenas com alimentação, ou seja, manter uma dieta que exclui a ingestão de carnes ou qualquer outro alimento de origem animal, como leite e ovos. Entretanto, a ideologia vegana promove a proteção e preservação de todos os animais e diversos âmbitos da nossa rotina: mais que uma dieta, é um estilo de vida. O movimento inclui diversas práticas que boicotam atividades e produtos que vão contras direitos dos animais e do ambiente, como por exemplo cosméticos que são testados em animais ou mesmo o uso de animais para trabalho, caça ou confinamento.

Veganismo

As motivações por trás dessa ideologia incluem a compaixão com a vida animal, o impacto ambiental de atividades agropecuárias e também o cuidado com o próprio corpo e com a saúde. Sendo assim, intersecta diversos pilares da sociedade, como economia, saúde e meio ambiente. Muitos adeptos ao estilo de vida vegano são introduzidos a essa filosofia por conta da busca por uma alimentação mais leve, saudável e consciente, e acabam instituindo o veganismo em outras esferas da vida, alterando todo seu estilo de vida.

No mundo do vestuário, o veganismo também existe: é a moda vegana. Ela se materializa basicamente em um guarda roupa livre de produtos de origem animal. Couro, seda, camurça e lã, por exemplo, não fazem parte do mundo vegano, e isso também inclui acessórios e adornos como penas, plumas, pérolas e ossos. O couro, por exemplo, é a pele curtida de animais, e pode ser caprino, bovino e até mesmo couro de jacaré, cobra e rã; a seda é uma fibra proteica obtida a partir de casulos do bicho-da-seda. Ou seja, a produção desses tecidos implicam na exploração ou mesmo morte de animais.

Tecido vegano

Por outro lado, algodão e rayon são tecidos veganos, assim como poliéster e outras fibras sintéticas, que apesar de não serem de origem natural, não exploram animais para serem produzidos. Rayon é uma seda artificial originada da fibra de celulose que é regenerada normalmente. Já o algodão é uma fibra branca que se desenvolve ao redor de algumas sementes da família das Malvaceae.

Os tecidos naturais veganos – algodão e rayon – são os únicos que utilizamos aqui na Calça Thai. Ainda que o veganismo não seja o grande mote no qual baseamos nosso negócio, sempre prezamos por produtos que cause o menor impacto negativo possível no meio ambiente, na sociedade e na vida animal. Se puder optar, escolha se vestir vegano!


A artista tailandesa fazendo jóias sustentáveis com os habitantes do norte da Tailândia

Conheça Narueporn Sanpakijwattana, formada em gestão de marketing, que após 6-7 anos no mundo corporativo, percebeu que sua verdadeira paixão era a arte e o design de produtos. 

Leia mais →


Lançamento oficial da loja online Calça Thai

10 Março 2015
0 Comentários

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Lançamento oficial da loja online Calça Thai

A Calça Thai deseja dividir com aos brasileiros um pouco do estilo de vida tailandês através do conforto das calças harem, que proporcionam liberdade aos movimentos do corpo, facilitando a prática de ioga e meditação.

Leia mais →