Blog Calça Thai - Estilo, moda, novidades e notícias do universo Thai – tagged "autenticidade"

Calça Thai

Saiba mais sobre as Crenças e Valores da Calça Thai

Desde 2015 colocamos em cores e tecidos toda a inspiração que o estilo tailandês nos traz. Nossa essência (o comércio justo, a inclusão, a sustentabilidade e a cultura tailandesa) está presente em cada dia de trabalho e em cada produto que confeccionamos. Para que você conheça um pouco mais sobre ela, neste post vamos falar dos nossos valores fundamentais e porquê acreditamos neles.

Comércio Justo


Comércio Justo
Um dos princípios que nos faz ser uma empresa mais sustentável e humana é o Comércio Justo, que está presente desde a nossa produção (totalmente artesanal, feita à mão por artistas independentes nas comunidades tailandesas), até as parcerias que firmamos.

Por praticarmos essa filosofia de negócio, garantimos a igualdade (para homens e mulheres) tanto em relação aos salários quanto em oportunidades de emprego. Iniciativas assim refletem a nossa preocupação e o cuidado que temos com as pessoas.

Para explicar em detalhes todos os atributos que envolvem o Comércio Justo, confira um outro post em que nós te mostramos as características do nosso modelo de negócio por meio de comparações e infográficos.

Inclusão
Além de praticarmos a inclusão com as pessoas que integram o dia a dia da Calça Thai, nossa moda também é extremamente democrática! Olhando nossas fotos, você já deve ter reparado que prezamos pela diversidade e pela naturalidade.

Não importa sua altura, peso, gênero, etnia ou religião. A simplicidade e a versatilidade são chave para nós desde a concepção das peças. Assim, você tem mais liberdade para escolher o produto com que mais se identificar. Lembrando que, mesmo os produtos sendo organizados em nosso site por gênero, todos são unissex e você pode vestir o que quiser!

Moda Vegana


Moda Vegana
Esse valor é bem abrangente então vamos começar falando da matéria-prima dos nossos produtos: os tecidos. Eles são naturais, veganos e os únicos que usamos. Por serem tecidos feitos a partir de plantas, eles são totalmente biodegradáveis (não deixam nenhum micro resíduo de plástico no meio ambiente), ao contrário de roupas que contam com fibras sintéticas e têm sua decomposição mais lenta e sua reciclagem mais difícil. Além disso, a Calça Thai segue a moda atemporal, para que você use nossas peças como e quando quiser.

Contudo, o respeito com o meio ambiente vai além de fabricarmos produtos veganos e biodegradáveis. Na Calça Thai temos outras medidas que preveem a responsabilidade ambiental da nossa produção e atuação. Uma delas é a colaboração com o Site Sustentável, em que árvores são plantadas na Mata Atlântica a fim de compensar a emissão de gás carbônico do nosso site!

Dessa forma, ainda que o veganismo não seja o grande mote no qual baseamos nosso negócio, sempre prezamos por produtos e atitudes que causem o menor impacto possível no meio ambiente, na sociedade e na vida animal.

A Cultura Tailandesa
De forma direta ou indireta, a Cultura Tailandesa está presente em diversos momentos na Calça Thai. Nossas calças, blusas, bolsas e kimonos são desenvolvidos por costureiras e artesãos localizados ao Norte da Tailândia não por acaso. Essa região é a mais espiritualizada do país, com inúmeros templos, elefantes, uma natureza maravilhosa, além de povos antigos que mantém até hoje suas tradições e crenças.

Já nas mídias sociais da Calça Thai e aqui no Blog, nós sempre revelamos aspectos culturais importantes (e até mais profundos) sobre a Tailândia. Como a Cultura Tailandesa é o que nos move, é essencial compartilharmos com você mais conhecimento sobre ela e tudo o que simboliza, desmistificando estereótipos e ampliando o entendimento sobre as raízes tailandesas.


Como você pôde ver, na Calça Thai nós acreditamos que a moda pode ser consciente e o nosso negócio, sustentável. Todos os dias seguimos em uma jornada leve e responsável para continuar trazendo a você peças repletas do estilo Thai, com todo o poder do artesanal, e que estão em harmonia com o planeta!

 Loja Calça Thai


Descubra como escolhemos modelos para fotografar nossas calças

Autenticidade e naturalidade são dois conceitos que prezamos muito aqui na Calça Thai, tanto na personalidade da marca, quanto nos nossos processos internos, o que tem tudo a ver com a maneira como fotografamos nossas peças para mostrar a vocês. Mas antes de falar disso, se essas palavras autenticidade e naturalidade parecem muito vagas, vamos explicar.

Making Off

O conceito autêntico, em termos mais teóricos, diz respeito a algo verdadeiro, exato e que pode ser comprovado por fatos. Quando falamos de personalidade, autenticidade tem a ver com estar seguro de nós: resgatar nossas vontades, desejos e gostos, e estar confortável para ser exatamente quem a gente é. Na Calça Thai, somos autênticos tanto no nosso conceito de negócio, trabalhando próximo às nossas origens e não deixando-as se perderem, quanto no que queremos transmitir a vocês, encorajando todos e a cada um a se vestirem como se sentem bem. 

Já se tratando do termo natural, o que vem à tona é ser nosso estado mais simples, puro e sem rodeios. Ser natural, assim como ser autêntico, tem a ver com expor nosso verdadeiro eu. Aqui dentro da Calça Thai, o natural aparece desde a matéria prima dos nossos produtos, principalmente o algodão, até a comunicação que mantemos com vocês, consumidores, visando ser sempre próximos e humanos.

Em meio a tudo isso, temos as fotos de nossos produtos. Se você acompanha a Calça Thai há um tempo, provavelmente você já deve ter reparado na composição dessas imagens. São fotos geralmente tiradas em ambientes abertos, com verde, madeira e outros elementos da natureza, e o principal: com modelos femininos e masculinos, autênticos e naturais.

Calça Chang BordôCalça Vibe Terra

Para manter essa linha de raciocínio, não trabalhamos com agências de modelos. Buscamos uma imagem muito mais livre e relaxada, sem seguir padrões estéticos. A maioria dos modelos são encontrados por meio de redes sociais, e tentamos escolher aqueles que são mais próximos dos nossos consumidores em termos de estilo e visual. Para os modelos ficarem ainda mais confortáveis, nossa equipe aconselha que eles combinem as Calças Thai com roupas deles mesmo, e assim o look fica mais genuíno, as roupas vestem melhor e o modelo fica mais relaxado. Lembrando que não vendemos todas as roupas das fotos: apenas as Calças!

Vale ressaltar também que fazemos a maioria dos nossos editoriais aqui na Tailândia mesmo. Além de reduzir custos de produção em outro país, essa medida é importante para manter a legitimidade da imagens, principalmente pelo fundo e os ambientes onde as fotos são tiradas. O editorial realizado com a modelo grávida foi especificamente realizado no Brasil, principalmente porque queríamos uma modelo realmente brasileira.

Calça Flor Vermelha

Algumas curiosidades interessantes: além do pagamento da diária dos modelos, geralmente eles também ficam com uma peça utilizada no editorial como um presente da Calça Thai; modelos plus size, ou seja, modelos de tamanhos maiores, são muito difíceis de ser encontradas;  e por fim, modelos com traços asiáticos ou cabelos loiros e pele clara são as mais comuns aqui na Tailândia.

Após as modelos serem fotografadas, é hora de editar as fotos para subir no nosso site. É importante contar que não realizamos nenhum tipo de edição na forma do corpo dos nossos modelo por meio de photoshop. Os únicos tipos de edição que fazemos são cortes, para que as fotos fiquem melhor posicionadas, e em tons, para garantir que as cores das Calças são as mais próximas que a cor da peça ao vivo.

Lendo todo esse texto, é fácil perceber que realmente tentamos manter nossas imagens o mais natural e próximo do real possível, para que vocês entendam de verdade como determinada peça veste em cada tipo de corpo e qual é sua verdadeira tonalidade. Além disso, é muito importante trabalhar com modelos naturais, com tipos de corpo comuns, sem muita produção ou photoshop, e próximos dos nosso dia a dia. Continuar prezando pela autenticidade e naturalidade de tudo o que diz respeito à Calça Thai é uma das nossas prioridades!

Loja Calça Thai


Moda é muito mais que tendência – Conheça a Moda Atemporal

A mudança é algo constante na moda. “Tá em alta”, “tá em baixa”, saiu de moda, agora voltou. Grande parte da indústria da moda gira em torno das mudanças, tanto por conta das tendências, quanto por conta da produção, ou seja, roupas que são produzidas para durar poucas lavagens e assim em pouco tempo o consumidor comprará outra peça. Na direção contrária dessa ideia existe um outro conceito, quase um movimento, no qual nós da Calça Thai nos inserimos: a Moda Atemporal.

Sendo focada tanto em oferecer um conceito de design quanto um conceito de negócios, a Moda Atemporal inclui roupas que “não caem de moda”, independente da estação, da temporada e das tendências do momento. Em termos de design, essas peças não seguem o corte, o tecido ou a cor da vez; elas estão relacionadas a um posicionamento visual que independe do tempo. Já em termos de negócio, as roupas são mais duradouras porque a ideia é que sejam utilizadas durante o ano todo, independente da estação.

Calça Thai Clássica Branca

 O conceito de moda, por si só, já é uma descoberta que diz muito. Ele veio da França e por lá significava aparência externa, ou seja, ao nascer, o conceito de moda não era relacionado a mudanças constantes e reinvenções frequentes como fazemos hoje, e sim ao vestuário que as pessoas utilizavam e como ele transmitia uma imagem. A relação entre moda e tendência surgiu na indústria moderna e, desde então, para se falar de uma moda que independe das mudanças das estações, utilizamos o termo Moda Atemporal.

A adaptação da noção de Moda Atemporal pelos consumidores se dá por duas razões principais: prática e conceitual. Considerando o lado prático, temos empresas com processos de produção mais lentos e que não acompanham a velocidade do “fast fashion”, e também regiões em que as estações do ano não são tão bem definidas e a temperatura é semelhante durante todo o ano. Tratando-se do Brasil, ainda que nós da Calça Thai oferecemos calças em dois materiais diferentes que atendem melhor inverno e verão (algodão e rayon), sabemos que as temperaturas não se alteram drasticamente como se compararmos a um país do hemisfério norte, por exemplo.

 

Calça Thai Pena Marrom

A razão conceitual, entretanto, talvez seja a mais forte, tanto para nossos clientes quanto pra gente: é a busca pelo consumo mais responsável, onde nossas roupas não precisam ser descartadas com uma frequência tão alta, e também a lealdade a um design ou corte que existe independentemente das tendências. Essa teoria também exige muito das empresas que produzem as peças, uma vez que precisamos garantir a qualidade de uma peça duradoura e também assegurar consistência a longo prazo nos nossos produtos e na nossa produção.

Aqui na Calça Thai, acreditamos que nossos clientes não compram uma peça de roupa ou um item fashion, mas sim um conceito – que é a razão pela qual existimos e pela qual conduzimos nossa startup da maneira como o fazemos. Em termos de design, nossa identidade é trazer calças estilo tailandês, mais largas, leves e com gancho baixo, independente do modelo de calças que está em alta no momento. Mas nosso maior feito é a noção ética que nos insere no movimento “Slow Fashion”, ou moda lenta, mantendo nossa produção com os vilarejos do norte tailandês, realmente nos importando com seus meios de vida, sem nos preocupar em nos adaptar a constantes alterações temporais. Mais que pertencer a uma tendência, aqui você pertence a uma causa.

Loja Calça Thai