Blog Calça Thai - Estilo, moda, novidades e notícias do universo Thai – tagged "algodão rayon"

Calça Thai

Você sabe o que são Tecidos Respiráveis?

Não é muito comum ouvirmos falar sobre tecidos “respiráveis”. Talvez seja por isso que esse termo gere dúvida e até mesmo confusão, então nós começamos garantindo que essa propriedade não significa que a roupa feita com esse tipo de tecido está viva! De forma geral, o tecido respirável é aquele que permite o transporte de vapor (suor) pela roupa. Mas ainda há muito para se falar sobre ele.

Na Calça Thai sempre reforçamos essa qualidade entre as características dos produtos que criamos e, neste post, vamos falar um pouco mais sobre ela para que você conheça suas vantagens e principais características!

Respirabilidade é a capacidade que um tecido tem de permitir que a transpiração produzida pelo nosso corpo passe através do material para o lado externo da roupa

1. O que significa ser respirável?
Por definição, respirabilidade é a capacidade que um tecido tem de permitir que a transpiração produzida pelo nosso corpo passe através do material para o lado externo da roupa. Essa propriedade é essencial para o nosso conforto térmico e até mesmo fisiológico, já que afeta o metabolismo e a transpiração do corpo.

Olhando por um lado mais técnico, a respirabilidade é a forma simplificada de explicar uma medida referente a "taxa de transmissão de vapor de umidade" que avalia o quão rapidamente (ou lentamente) a umidade produzida passa através do tecido ou da malha a serem testados (resistência). A taxa geralmente é medida calculando a quantidade de vapor d’água (massa de umidade vinda do corpo) que passa por metro quadrado de tecido durante um determinado período (normalmente de 24 horas). Assim, uma roupa com boa taxa de respiração certamente terá uma baixa resistência à evaporação.

2. Quais são os tipos de tecidos respiráveis?
Os tecidos respiráveis são formados por milhões de micro poros, menores que uma partícula de água e maiores que a molécula de vapor; permitindo então que o vapor da transpiração saia com facilidade pela roupa.

Os três melhores exemplos de tecidos respiráveis são: Algodão, Rayon e Linho. Todos eles ainda são tecidos naturais de origem vegetal e já falamos mais sobre eles no post ‘Tecidos veganos: conheça quais são, suas principais características e vantagens’!

Contudo, fibras sintéticas ou mistas podem ser respiráveis assim como as fibras naturais (algumas mais do que outras). Falando um pouco mais sobre os exemplos que demos, o Algodão, o Rayon e o Linho são capazes de absorver e liberar a transpiração rapidamente, permitindo que o tecido "respire". Esses três tipos são os tecidos respiráveis com melhor desempenho por se tornarem especialmente frescos e confortáveis de usar no calor.

Como comentamos, as fibras sintéticas também podem produzir tecidos respiráveis. Por exemplo, o Poliéster (que também é um tecido vegano) e tem boas propriedades de absorção.

 

Se você pratica uma atividade física que exija do seu corpo, como a yoga, sem dúvida vestir uma roupa feita com tecidos respiráveis fará a diferença
3. Situações e razões que podem te motivar a usar tecidos respiráveis
Se você pratica uma atividade física que exija do seu corpo, como a yoga, sem dúvida vestir uma roupa feita com tecidos respiráveis fará a diferença! Isso porque ela evita que o suor permaneça na pele (acelerando a evaporação do suor e diminuindo o tempo de contato com a pele), mantendo assim o equilíbrio térmico do corpo. Se em uma caminhada curta, podemos perder meio litro de água por hora aproximadamente, imagine em uma prática mais intensa e ao ar livre.

Climas quentes, em que tendemos a transpirar mais também pedem tecidos assim, já que suas fibras permitem que o ar circule e se mova livremente através do tecido, o que ajuda a tornar o calor mais ameno e suportável.

Pensando na aplicabilidade dos tecidos respiráveis, eles podem ser usados tanto na confecção de roupas de baixo (roupas íntimas ou ‘segunda pele’) por ser a camada mais próxima do corpo, quanto para o vestuário em geral. Independentemente da situação ou razão, a respirabilidade de um tecido contribui para que quem veste tenha um maior conforto, sobretudo se for usar para a prática de atividades ao ar livre.

Como você pôde ver, vestir roupas feitas com tecidos respiráveis faz bem para o nosso corpo, mas também contribui muito para uma relação saudável com o meio ambiente, já que os exemplos que citamos aqui são tecidos veganos. Por essa razão, na Calça Thai, além de vestir roupas criadas com esses tecidos, lembre-se que você também está usando algo sustentável e de origem natural!

Loja Calça Thai


Tecidos veganos: conheça quais são, suas principais características e vantagens!

Como você já sabe, na Calça Thai usamos apenas tecidos veganos, de origem vegetal. Mas existem outros tecidos feitos a partir de plantas, ou de formas sintéticas, que também respeitam os animais. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre os principais tipos para que você conheça as características e vantagens de cada tecido vegano.
Aliás, muita gente acha que 'vegano' é sinônimo apenas de produtos alimentícios, mas vai muito além disso, como já falamos neste outro post!

Tecidos Naturais de Origem Vegetal

Tecidos Naturais de Origem Vegetal

Algodão
O algodão é uma fibra branca, macia, que se desenvolve ao redor de algumas sementes da família das Malvaceae, planta tropical e subtropical.
Ao optar por vestir uma roupa de algodão, você também escolhe ter mais leveza e conforto em sua rotina. Tecidos de algodão são respiráveis, o que traz melhor sensação térmica, e têm boa durabilidade.

Rayon
Rayon é um tecido artificial originado da fibra de celulose que se regenera naturalmente. O Rayon é muito macio, leve e confortável. Por essas e outras características, esse tecido é resistente e respirável, ou seja, ele permite que o vapor de suor gerado pelo corpo, transpire pelo tecido!
Para saber como passar e guardar peças em Rayon, confira os nossos posts dedicados a esses assuntos.

Fibras Sintéticas

Fibras Sintéticas

Poliéster
O poliéster pode ser proveniente de fibras artificiais ou sintéticas. Há quem acredite que roupas assim têm um toque menos natural em relação a roupas feitas com fibras naturais, mas os tecidos de poliéster têm algumas vantagens significativas, como maior retenção de cor e calor (importante nas temperaturas mais frias – já que ele barra a entrada do ar e não permite a saída do calor do nosso corpo).

Nylon
Na década de 30 surgia o Nylon: a primeira fibra têxtil sintética produzida no mundo. A fibra com fios brilhantes e elásticos era semelhante à celulose e logo ganhou ampla utilização no mercado global, sobretudo, no segmento de vestuário. Hoje, o Nylon é um dos tecidos mais usados mundialmente, ao lado do algodão e do poliéster. Entre as suas principais vantagens estão sua alta resistência ao amassado, elasticidade, maciez e caimento.

Lycra
A Lycra, ou Elastano, é uma fibra sintética formada por poliuretano segmentado, o que fez com que esse tecido fosse conhecido por sua grande capacidade elástica. O fio sintético de elastano foi lançado oficialmente no mercado americano em 1959 e revolucionou a indústria têxtil por oferecer qualidades até então nunca vistas, como: resistência, leveza, flexibilidade e capacidade de resiliência. Conforto, facilidade de cuidado e aspecto de novo por mais tempo estão entre as principais vantagens da Lycra.

Tecidos Híbridos (combinação de fibras)

Tecidos Híbridos

Veludo
O veludo é um tecido bastante antigo. Acredita-se que ele tenha sido criado na Índia entre os séculos X e XV. Tempos depois, o veludo chegou a Europa. Basicamente, a maior parte dos veludos leva algodão em sua fabricação, mas hoje é possível encontrá-lo em diversas composições e tipos de fibra (sintéticas ou naturais) o que tornou seu preço mais acessível.
A textura macia, seu aspecto elegante e a retenção de calor (ideal nas estações mais frias) são os principais pontos positivos desse tecido.

Cetim
O Cetim é um tecido produzido com fibras de filamentos, como nylon ou poliéster. Criado na China, o Cetim foi muito usado pela nobreza do país por ser um tipo de tecido luxuoso. A partir do século XII, o tecido passou a ser amplamente usado na Europa. A composição do Cetim pode ser variada, o que interfere em sua textura. Já entre suas principais vantagens, estão a sua versatilidade, seu caimento, sua textura suave e seu aspecto elegante.

Como você viu nesse post, mesmo não sendo de origem natural, existem fibras sintéticas que não exploram animais para serem produzidas. Para facilitar a visualização das principais características desses tecidos, confira a tabela comparativa abaixo:

Tecidos Veganos tabela comparativa

 

Aqui na Calça Thai, usamos apenas algodão e rayon (tecidos naturais veganos) por acreditarmos que seja importante trazer uma moda consciente a todos.
Mesmo que você não siga a filosofia da moda vegana, ao optar por roupas com os tecidos que trouxemos nesse post, você estará ‘vestindo a camisa’ para que haja menos impacto negativo no meio ambiente, na sociedade em que vivemos e na vida animal.

Loja Calça Thai


Como passar as peças feitas de rayon?

O rayon, ou seda vegetal, é um dos materiais mais utilizados na produção da Calça Thai e já foi discutido aqui mesmo no nosso blog. É um tecido originado da celulose e considerado vegano, ou seja, apesar de não ser completamente natural, não há a exploração de animais para que ele seja produzido. O rayon é bastante conhecido por ser um tecido leve, suave, ao mesmo tempo que respirável e resistente. 

Calça Thai Azul

Aqui na Calça Thai, as coleções em rayon são as calças Clássica, Pavão, Thai, Flor, Conforto e Pena, enquanto as outras são feitas de algodão convencional.

Calça Pavão Rosa

Para sua lavagem, é recomendado lavagem à seco, à mão e à máquina com água fria no ciclo delicado, por ser um tecido sensível. Também temos um post sobre outras alternativas para lavar suas roupas com consciência e preocupação ambiental, utilizando sabão em pó caseiro, bolinhas ecológicas ou sabão orgânico. Porém, dependendo da lavagem, é possível que as calças feitas de rayon formem alguns vincos ou mesmo enruguem um pouco. Para remover e mesmo evitar essas imperfeições, aqui vão algumas dicas:

  • Passe sua calça de rayon em baixo nível aquecimento do ferro de passar, utilizando uma configuração baixa. Temperaturas altas podem queimar o rayon;
  • Passe a peça por determinadas áreas e evite puxá-la para não causar deformação;
  • Vire as peças ao avesso quando estiver passando, já que a área em contato com o ferro pode desenvolver uma leve luminosidade;
  • Não utilize vapor ou spray. O rayon perde a tensão quando molhado, e adicionar vapor pode deixar o tecido mais vulnerável a algum dano quando estiver sendo passado; 
  • Passe sua peça com alguma proteção. Se você quer evitar o brilho que aparece quando se passa o rayon, lembre-se de utilizar uma barreira protetora. Você pode colocar uma toalha de mão na área que você quer passar e fazê-lo com a toalha por cima. Use apenas barreiras protetoras limpas e resistentes ao calor, como um tecido de algodão. Algumas pessoas também recomendam utilizar papel alumínio, mas é possível que o papel seja superaquecido e isso pode levar a queimaduras.

Calça Clássica Branca

Lembrete: sempre deixe as configurações do seu ferro de passar no nível mais baixo de aquecimento. Ainda que possa demorar um pouco mais para que a peça fique lisa e suave, adicionar calor excessivo ao rayon pode causar danos ao tecido.

Ainda ficou alguma questão? Se tiver mais dúvidas de como cuidar da sua Calça Thai, confira aqui o guia que preparamos para te ajudar!

Loja Calça Thai


Calças Thai: fique por dentro das dicas de moda e vantagens de usar roupas leves

23 Setembro 2015
2 Comentários

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Calças Thai: fique por dentro das dicas de moda e vantagens de usar roupas leves

Os benefícios de usar roupas confortáveis e leves como a calça harém ou os produtos da Calça Thai são inúmeros, pois não agridem a pele e são feitos por tecidos confortáveis. No verão, por exemplo, é importante que usem roupas leves para amenizar o calor e proteger o corpo. Já na hora de fazer exercício físico, o ideal é usar roupas mais largas para não prender a circulação. Confira abaixo algumas dicas.

Leia mais →


Apresentando: Calça Clássica e Calça Conforto

07 Agosto 2015
0 Comentários

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Apresentando: Calça Clássica e Calça Conforto

Aqui na Calça Thai, sempre tem novidade! Dessa vez, queremos apresentar dois novos modelos, a Calça Clássica e a Calça Conforto.

Leia mais →


Você conhece o algodão Rayon?

31 Julho 2015
15 Comentários

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Você conhece o algodão Rayon?

Algumas das calças da nossa loja online são produzidas com o algodão rayon, mas você sabe o que isso quer dizer? O algodão rayon é uma fibra desenvolvida num processo que utiliza matérias primas naturais, como polpa de madeira (celulose), para produzir um tecido que se assemelha muito ao algodão e ao linho.

Leia mais →