O significado da cor na Tailândia

de Calça Thai em March 15, 2015

significado cores Tailandia

Tailandeses são pessoas muito supersticiosas e muitos mantiveram profundas crenças que desenvolveram historicamente e continuam a existir hoje. Muitas coisas comumente são pensadas para ser de boa sorte ou má sorte. Uma tal superstição é sobre o significado das cores, e pode, às vezes, ser tomada muito a sério. 

Na Tailândia, cada dia da semana tem a sua própria cor. Abaixo está uma lista completa dos dias da semana e as cores com as quais se combinam:

Domingo – vermelho
Segunda-feira – amarelo
Terça-feira – rosa
Quarta-feira - verde
Quinta-feira – laranja
Sexta-feira – azul
Sábado – roxo

Amarelo Tailandia

Na Tailândia usam amarelo às segundas-feiras, a fim de celebrar o aniversário do rei

A mais famosa destas cores do "dia" é a segunda-feira. Muita gente considera como um dia especial porque é uma celebração semanal pois o rei nasceu neste dia e é reverenciado em todo o país. Turistas que visitaram a Tailândia deve ter notado que é prática comum usar amarelo às segundas-feiras, a fim de celebrar o aniversário do rei. Aqueles que prestam a atenção também podem notar que o azul numa sexta-feira é uma forma semelhante de celebrar o aniversário da rainha. Estas duas associações de cor/dia derivam diretamente dos aniversários da família real, mas outros dias têm explicações menos específicas.

Em geral, cada dia tem sua cor e os tailandeses acreditam que usando a cor certa no dia certo lhes trará sorte. No entanto como esta é uma crença difícil de pôr em prática a maioria dos moradores não aplica-lo rigorosamente. Ainda assim, alguns podem usar um pequeno pedaço de roupa, como uma gravata ou um lenço, com a cor correta, na esperança de que isso ainda vai trazer-lhes sorte. Claro, quando se trata de seu próprio dia de nascimento, a superstição é maior e muito mais atenção para o que você pode usar naquele dia. Em geral, a cultura local considera a cor do dia que você nasceu ser sua cor da sorte.

Tiger Woods cor vermelha 

Tiger Woods,cuja mãe é tailandesa, usa camisas vermelhas, cor da ação

Algumas cores têm significados adicionais. O jogador de golfe Tiger Woods, cuja mãe é tailandesa, é conhecido por usar uma camisa vermelha nos dias de campeonato. Embora Woods diga que usa a camisa só porque a mãe lhe deu, no esquema de cores tailandês, vermelho é a cor da ação e pode trazer sorte ao jogar esportes.

Nos últimos anos, os protestos políticos criaram outra reviravolta para o significado da cor.  Desde que os grupos antigovernamentais adotaram a cor vermelha (também conhecido como os "camisas vermelhas") e os grupos pró-governo tomaram a cor amarela (também conhecido como os "camisas amarelas"), o rei decidiu usar rosa em uma coroação recente, a fim de evitar a controvérsia. Na verdade, há alguns que dizem que a cor da sorte do rei deveria ser rosa, não amarelo.  O rei não nasceu na Tailândia, mas sim em Massachusetts, EUA, e enquanto sua data de nascimento nos Estados Unidos caiu em uma segunda-feira, na verdade já era terça-feira na Tailândia que é um dia rosa.

casamento tailandes

Os Tailandeses procuram não usar preto em um casamento

Claro, algumas cores não têm nenhum dia ligados a eles, mas ainda têm fortes superstições que lhes são inerentes. Preto, que é uma cor de luto em todo o mundo, tem as mesmas conotações na Tailândia e não está associado com qualquer dia especial. É reservada para funerais e é uma cor associada com morte e luto. Embora hoje em dia o preto tenha tornado-se uma cor muito elegante nas vestimentas dos jovens tailandeses e o tabu esteja começando a ser quebrado, se você usar preto em um casamento ainda seria uma grande gafe e você poderia ser acusado de trazer má sorte para a ocasião.

Para aqueles que estão interessados neste tópico e querem saber mais, aqui um olhar mais profundo representatividade das cores sob o ponto de vista histórico e religioso.

Domingo = vermelho: De acordo com registros históricos, existe a crença mística que Phra Isuan, um Deus na fé Hindu, capturou seis leões e os reduziu a pó. Ele então envolveu o pó em um pano vermelho e polvilhou Nam Amarit ou água benta no pó e assim criou o sol.

Segunda-feira = amarelo: O amarelo acredita-se dar sorte em todas as ocasiões. De acordo com a mitologia Hindu, Phra Isuan capturou 14 anjos e usou seus poderes infinitos para transformá-los em pó. Ele então passou o pó para um pano amarelo e polvilhou água benta sobre o pó, criando assim a lua.

Terça-feira = rosa: Phra Isuan capturou oito búfalos e usou seus poderes mágicos para transformá-los em pó, que envolvido com pano macio avermelhado aspergiu com água benta, criando assim o planeta de Saturno.

Quarta-feira = verde: Verde é usado na quarta-feira porque é dito que Phra Isuan cercou 17 elefantes e os transformou em pó que ele enrolou em uma folha verde. Após a aspersão de água benta sobre a folha, ele criou o planeta Plutão.

Quinta-feira = laranja: 19 eremitas foram pulverizados por Phra Isuan e o pó envolto em um pano laranja avermelhado, criando assim o planeta Marte.

Sexta-feira = azul claro: Neste dia, Phra Isuan usou seus poderes para transformar em pó 21 bois, envolveu-os em um pano azul claro e aspergiu água benta para criar o planeta Vênus.

Sábado = roxo: No sábado, Phra Isuan pegou 10 tigres, polvilhou pó neles, envolveu-os em um pano púrpura e assim criou o planeta Saturno.

Como você pode ver a maioria das superstições são originalmente derivadas de um sistema de crenças predominantemente Hindu, relacionado à suposta formação do sistema planetário.

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Por Que Produzimos na Tailândia: Conheça o Processo Sustentável da Calça Thai
Por Que Produzimos na Tailândia: Conheça o Processo Sustentável da Calça Thai
A Calça Thai é mais do que uma marca que produz roupas confortáveis e estilosas. Acreditamos em fazer as coisas de forma difere...
Saiba mais
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Todos os festivais da Tailândia são uma experiência única e inesquecível, mas o Songkran é, sem dúvida, um dos mais emocionante...
Saiba mais
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Ir a um festival é quase como entrar em um mundo novo. A gente se transforma junto com a energia intensa que essas festas emana...
Saiba mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO